Seja Bem Vindo!

Que DEUS no exercício de Sua Infinita misericórdia possa falar ao seu coração de maneira
especial através das mensagens que você lerá neste espaço.

Meu desejo é que você seja ricamente abençoado com Palavras de Alegria,
Unção, Poder, Incentivo e Fé...

Que haja sempre a Presença de DEUS em sua vida!!!

sábado, 10 de abril de 2010

TEM MENSAGEM PRA VOCÊ
Sábado, 10 de abril de 2010

O SEGREDO DA VITÓRIA 3
Enfrentando as Lutas

Leitura do dia: 2 Crônicas 14.1-15

“Somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

MAS QUAL E O SEGREDO PARA ALCANÇARMOS A VITÓRIA?

Além da Purificação, Preparação, as Lutas precisam ser enfrentadas...

“E Zera, o etíope, saiu contra eles com um exercito de um milhão de homens e trezentos carros, e chegou ate Maressa. Então, Asa saiu contra ele, e ordenaram a batalha no vale de Zefata, junto a Maressa.” (2 Crônicas 14:9 e 10)

O que também merece destaque neste episódio da historia, é que Asa juntamente com o povo clamou a Deus tempos antes e DEUS somente permitiu que o inimigo atacasse a Asa, quando ele já estava devidamente preparado, apesar de seu exercito ser muito menor em número do que de seu inimigo, pois Zera possuía um milhão de homens, fora os trezentos carros... E Asa? ...

Quantos homens Asa tinha mesmo? Huuuummm... Asa tinha quase 500 mil homens a menos em seu exercito... Mas o grande lance está justamente ai: Ele não se intimidou, ele sabia em quem cria.

O exemplo que devemos tirar dessa palavra e que em tempo de paz Asa purificou-se e preparou-se e em tempo de guerra, angustia, Asa confiou e clamou a Deus (2 Crônicas 14.11) “Aí Asa pediu socorro ao SENHOR, seu DEUS, dizendo: — Ó DEUS, Tu podes socorrer tanto os fortes como os fracos. Ajuda-nos, ó SENHOR, nosso DEUS, pois confiamos em Ti e em Teu Nome estamos aqui para lutar contra este grande exército. Tu, ó SENHOR, és o nosso DEUS. Ninguém pode resistir ao Teu poder! Não prevaleça contra ti o homem.”

Asa confiou no Senhor; o salmista Davi em seu Salmo 20:7 disse: “Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nos faremos menção do nome do Senhor, nosso DEUS.” A lição que tiramos das lutas é a mesma que Paulo tirou quando escreveu aos Coríntios (II Co 12:10) “Quando estou fraco, então, sou forte.” E na fraqueza, nos momentos de lutas, sentimos o braço forte de DEUS. Porque glorificar a DEUS no meio da alegria e realmente maravilhoso, mas render graças a DEUS no momento da tristeza, isso acontece somente se estivermos preparados e firmados na Rocha Eterna que é Jesus. Depois de passarmos por esse estágio, estaremos prontos a receber a nossa tão esperada vitória. Amanhã continua...

ORAÇÃO:

DEUS, Obrigado pela Tua força, por se colocar sempre a nossa disposição, nos ajudando a enfrentar nossos inimigos e as lutas que surgem no nosso dia-a-dia... Que possamos sempre ter em mente que devemos buscar em primeiro lugar a Sua Justiça, convictos que as demais coisas nos serão acrescentadas... Em Nome de Jesus Cristo, Amém!

PENSAMENTO DO DIA:

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

TEM MENSAGEM PRA VOCÊ
Sexta-feira, 9 de abril de 2010

O SEGREDO DA VITÓRIA (Parte 2)
Preparação

Leitura do dia: 2 Crônicas 14.1-15

“Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.” (Efésios 6:11)



MAS QUAL E O SEGREDO PARA ALCANÇARMOS A VITÓRIA?



Ontem falei de Purificação, hoje gostaria de destacar: - Tem que haver também PREPARAÇÃO!



“Asa construiu muralhas e fortalezas nas cidades, e durante o seu reinado nenhum inimigo guerreou contra ele, pois o SENHOR Deus fez com que houvesse paz. Asa disse ao povo de Judá: — Enquanto não há perigo de guerra, vamos construir nas cidades muralhas, fortalezas e portões com trancas. Pois temos adorado o SENHOR, nosso Deus, e temos procurado obedecer ao que ele manda. É por isso que ele nos tem deixado viver em paz com todos os povos vizinhos. Portanto, tudo isso foi construído, e houve progresso.” (2 Crônicas 14:6 e 7)



Dois fatores predominam ao lermos sobre o rei Asa. Um foi o fato de ele ter sido um grande estrategista, e o outro, mais importante, é que ele também depositou inteiramente sua confiança plenamente no DEUS ao qual servia, ele sabia em quem estava crendo. Ele tinha conhecimento que em tempo de guerra não daria para fortificar a cidade, então, confiando em DEUS, Asa conclamou o povo a buscarem a face de DEUS, procedendo a uma preparação espiritual.



E DEUS os ouviu e deu-lhes descanso, então, nesse período edificou a cidade, levantou muros, portas e ferrolhos.



E quanto a nós o que fazer?



- Busquemos a face do Senhor em oração e ações de graças, “revestindo-nos de toda armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Efésios 6:11)



A armadura de DEUS que o Apostolo Paulo orienta em Efésios 6:14-18, precisa ser uma realidade em nossa vida, nos momentos de aflição, nos momentos de confrontos, enfim, no nosso dia-a-dia.



“Estando nos porem cingidos nossos lombos com a verdade e vestida a couraça da justiça, e calcados os pés na preparação do evangelho da paz, e tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podemos apagar todos os dardos inflamados do maligno, tomando também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que e a Palavra de Deus, orando em todo o tempo com toda a oração e suplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança.”



Com certeza, aplicando esta Palavra em nossa vida, estaremos desta forma preparados para enfrentar as lutas que virão pela frente.



Então virão lutas? Sim... Virão... Amanhã eu continuo...



ORAÇÃO:



DEUS, Obrigado, porque em meio as pressões do dia-a-dia, entendemos que buscar Sua Face é preciso... Que tenhamos estas orientações de Sua Poderosa Palavra em nosso coração, para que uma vez preparado, venhamos a estar sempre em pé, te louvando, te glorificando e manifestando Sua glória, dando testemunho da Sua Preciosa Presença em nossa vida... Em Nome de Jesus Cristo, Amém!



PENSAMENTO DO DIA:



"Revestindo-nos de toda armadura de Deus, para que possamos estar firmes."

quinta-feira, 8 de abril de 2010

TEM MENSAGEM PRÁ VOCÊ
Quinta-feira, 8 de abril de 2010

O SEGREDO DA VITÓRIA (Parte 1)
Purificação

Leitura do dia: 2 Crônicas 14.1-15

“Agora somos filhos de Deus... E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.” (I João 3:2 e 3)

MAS QUAL E O SEGREDO PARA ALCANÇARMOS A VITÓRIA?

Encontramos neste texto, algumas “dicas” para alcançarmos a vitória em nosso dia-a-dia: Diz a Palavra de Deus: “E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor, seu Deus, porque tirou os altares dos deuses estranhos e os altos, e quebrou as estatuas, e cortou os bosques. E mandou a Judá que buscassem ao Senhor, Deus de seus pais, e que observassem a lei e o mandamento. Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens do sol; e o reino esteve quieto diante dele.”

No período anterior na gestão de Roboão (cap. 12) e Abias (cap. 13 – I Reis 15:1-8) Israel afastou-se totalmente de Deus e a idolatria cresceu no meio deles.

Mas quando Asa assumiu o reinado fez o que era reto aos olhos do Senhor; voltou-se para Deus e imediatamente retirou do meio do povo aquilo que não agradava ao Senhor. Retirou de diante deles todo empecilho para que o povo se aproximasse de Deus novamente; ou seja, fez o povo passar por um processo de purificação, colocando em prática os ensinamentos da Palavra de Deus.

E hoje? – Qual empecilho que atrapalha a nosso processo de purificação? - Será o egoísmo, a falta de amor ao próximo, o nosso falar, a televisão, as amizades mundanas, enfim, olhemos para nossa vida e procuremos retirar dela todos os altos e altares dos deuses estranhos, para que a purificação seja iniciada.

Para alcançarmos a vitória devemos nos PURIFICAR com a lavagem da água pela palavra como nos ensina Paulo aos Efésios 5:26 e também em I João 3:3, que diz: “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como ele também e puro.”

Pense nisso, examine-se a si mesmo, faça uma introspectiva e veja se há alguma coisa que precisa ser removida...

Entendo que este é o primeiro passo para vitória...

Sim, depois de purificado a vitória vem? ... Basta? - Não.

Tem que haver também PREPARAÇÃO (Amanhã eu continuo...)

ORAÇÃO:

DEUS, Obrigado pelo mover do Seu Espírito em nós, nos conscientizando da necessidade de purificação, tirando tudo o que não provém de Ti... Que a cada dia, haja em nós a sensibilidade de mantermos nossa vida em Tua Presença e que nada nos atrapalhe... Em Nome de Jesus Cristo, Amém!

PENSAMENTO DO DIA:

Para alcançarmos a vitória devemos nos PURIFICAR. Qual empecilho que atrapalha nossa purificação?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

TEM MENSAGEM PRÁ VOCÊ
Quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dias de Chuva...

Leitura do dia: Lamentações de Jeremias 3:21-26 (RA)

“Faz subir as nuvens dos confins da terra, faz os relâmpagos para a chuva, faz sair o vento dos seus reservatórios. (Salmos 135:7)

Desde segunda-feira(5), a chuva resolveu lavar a cidade e, se me permite, as nossas almas também. Desceu sem piedade arrastando desde as sujeiras acumuladas até a alegria, o ânimo e o bom humor de muitos que, cabisbaixos, encolhem-se e atravessam ruas e avenidas para seus compromissos inadiáveis. Para uns, é só chateação, outros, transtornos, haja vista a impaciência no trânsito, o mau humor, a intolerância no trato com o outro, ônibus parados, carros enguiçados...

Há aqueles também que nem puderam voltar para casa, há aqueles que perderam parentes, familiares conseqüência dos deslizamentos...

Muito triste...

Mesmo com todos os transtornos, nunca encarei chuva como um problema. Ao contrário, sempre encarei como benção de DEUS, evocando lembranças especiais, constitutivas de minha personalidade, meu jeito de ser e ver o mundo. Também tem o fator do solo que se renova com as águas, revigorando a vida...

Hoje, em especial, o barulho da chuva na vidraça me fez lembrar meus “transgressores” tempos de menino correndo livre, de roupa colada ao corpo, rindo feliz, sem importar-me com os zangados “sai da chuva” ou as ameaças do “vai ficar doente”, “tua mãe vai brigar” e tantas outras advertências proferidas por aqueles que gostariam de estar fazendo a mesma coisa...

O tempo passa... O que estamos fazendo com o nosso tempo???

A chuva de hoje traz junto uma enxurrada de boas lembranças daquele menino descobrindo o mundo, desabrochando para a vida. Tempos de “inverno”, mas de primavera na alma.

A chuva o trouxe, mas as ventanias do outono o levaram. Ainda assim é uma
lembrança boa.

O Profeta Jeremias, lamentando, suplica: “Quero que me venha a memória aquilo que possa me dar esperança”...

A chuva nos faz meditar. Quando ela passa, vem a bonança. Faz agente respirar novos ares na procura de sentir seu cheiro. É gratificante a música da ventania na folhagem. A sinfonia do barulho no telhado e, experiência incomparável, ter a chuva como companheira para ouvir música, para ler, para dormir.

Que nestes dias difíceis de chuva haja em sua vida renovação e inspiração. Lembrem-se sempre que DEUS esta no controle de tudo e de todos...

ORAÇÃO:

DEUS, Obrigado pela chuva que cai... Obrigado pela atuação do Seu Santo Espírito em nós que nos faz meditar para um renovo de vida e uma busca mais incessante intimidade Contigo... Em Nome de Jesus Cristo, Amém!

PENSAMENTO DO DIA:

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança."

terça-feira, 6 de abril de 2010

TEM MENSAGEM PRÁ VOCÊ
Terça-feira, 6 de abril de 2010

Marcas que não se apagam

Leitura do dia: Lucas 5.1-11

"Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." (Gálatas 6:17)

Permita-me começar a meditação de hoje fazendo uma conceitual afirmação: “Nós temos marcas que não se podem apagar, outras marcas que devem ser apagadas e outras que Deus quer apagar.”

Bem, isto posto, vamos ao ponto:

As marcas que não se podem apagar são as marcas da obra de Deus seja em nossas vidas, na vida de alguém ou em um determinado lugar. A obra não se apaga porque está sendo e/ou já foi realizada. Está sendo porque o sacrifício de Jesus tem nos alcançado e transformado vidas diariamente e já foi, pois está consumada naquela cruz há 2010 anos. Quando Jesus disse “está consumado, PAI a ti eu entrego o meu espírito”, aquele momento foi marcado com a vitória de Deus sobre a terra. Deus no momento certo transformou o que parecia definido como a derrota humana em vitória incontestável.

As marcas que devem ser apagadas: Marcas do Pecado.

Infelizmente há homens que entregam a satanás a suas vidas e caminham para morte. Mas Jesus ao vencer a morte, tira das mãos do príncipe deste mundo as chaves que dominava a morte. Aleluias!!! Esta marca não se apaga por que foi inscrita com o Sangue do Cordeiro de DEUS. Este sangue tão humano e ao mesmo tempo sobrenatural.

A salvação é a marca que Deus não quer apagar de nós, mas temos que escolher termos essa marca sendo primogênitos de sua glória: JESUS. Deus nos acha em meio as nossas dificuldades, deformações e escolhas. A nossa escolha em seguir a Jesus convida o Senhor a compartilhar de nossas dificuldades.

Com Pedro foi assim. Ele desejou seguir ao Senhor. Já escutava sobre Jesus quando João pregava. No momento que Jesus aparece na praia à salvação estava chegando, mesmo sem discernir tudo que estava acontecendo Pedro ouve a voz de JESUS e o segue. Era um novo caminho. Sem entender muito, mas embaixo de uma palavra passa a viver os três anos mais empolgantes e emocionantes que alguém já vivera. Um jovem Galileu dá provas de sua missão. Ensina a Pedro e aos demais diariamente sobre o reino dos céus com tantos milagres e maravilhas que eles desejavam viver tudo aquilo, e em Pedro ardia o desejo de correr na frente e se entregar. Eles viam demônios fugirem, a morte retroceder mesmo tendo passado quatro dias. Viam o inexplicável. Mas Jesus os avisava que eles não poderiam beber do cálice que ele iria beber. Mas como escolhido e chamado primeiro para a carreira apostólica Pedro dizia: para onde iremos, só tu tens palavras de vida eterna, jamais te deixarei. Mesmo negando ao Senhor, voltando às redes decepcionado com um fim trágico estas marcas estavam latentes, estas marcas de andar com Jesus e viver seus milagres não se apagam, quem é marcado não tem volta.

Quando o Senhor vai à praia pela segunda vez e pede peixe, Pedro reconhece a sua voz e se joga no mar por que estava despido, não só fisicamente, mas também estava exposta a sua fraqueza. Quando Jesus pergunta se Pedro o ama por três vezes as marcas de ser conhecido por Jesus não se apaga e Pedro se entristece. As marcas do amor de Pedro pelo Senhor apesar de suas deformações também não se pode apagar quando o Senhor Diz, “cuida das minhas ovelhas”. As marcas que não podem se apagar são as marcas de um encontro verdadeiro, que não tem nada que fique encoberto. São marcas que não se podem negar mesmo quando já se negou por três vezes e não dá para negar mais, antes reconhecemos que ele sabe todas as coisas e que nós o amamos com nossas fraquezas que ele vai aperfeiçoando.

ORAÇÃO:

DEUS, Obrigado porque o Sangue Precioso de Jesus nos purifica de todo pecado e marca nossa vida, para que tenhamos condições de viver a Sua vida em nós. Que a cada dia esta marca do Seu Incomparável Amor, seja notório em nós para glória do Seu Poderoso Nome... Em Nome de Jesus Cristo, Amém!

PENSAMENTO DO DIA:

As marcas que não podem se apagar são as marcas de um encontro verdadeiro...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

TEM MENSAGEM PRÁ VOCÊ
Segunda-feira, 5 de abril de 2010

No caminho de Emaús

Leitura do dia: Lucas 24.13-35

"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo." (Apocalipse 3:20)

Já haviam passados três dias desde que Cristo fora morto. Dois discípulos caminhavam tristes pelo caminho que leva de Jerusalém até a aldeia de Emaús. Lucas relata que eles haviam saído de Jerusalém de dia e que a aldeia de Emaús distava sessenta estádios da cidade de Daví.

Caminhavam amargurados pela morte do Mestre, tão poderoso em obras que eles o julgaram o Salvador de Israel. Mas Ele morrera de morte ignominiosa. Não dava prá entender este trágico acontecimento, porém seus milagres estavam na memória.

Haviam tomado conhecimento de algumas mulheres, naquele mesmo primeiro dia da semana, tinham ido ao sepulcro e o encontraram vazio. Sabiam também que uma delas dissera ter visto o Senhor vivo e que alguns apóstolos asseveravam o mesmo. Mas... Eles estavam abalados, e esta perturbação lhes tirara a paz. Por isso saíam eles de Jerusalém. Sair de Jerusalém, a cidade da paz, significa exatamente isto: abandonar o local onde reside a paz.

Caminhavam para Emaús, palavra que significa desejo de conselho. E bem faziam eles, pois para quem perdeu a paz, deveriam buscar conselho.

Naquela caminhada de desesperança, não poderiam imaginar que Cristo estava com eles, era dia e eles não o reconheceram, porque os seus olhos estavam como que fechados, seus pensamentos estavam condicionados ao episódio da morte, esqueceram que Jesus prometeu que ressuscitaria... Era dia claro, eles olhavam a “Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", mas não viam. Não viam o Mestre ressuscitado que eles buscavam. Explica o evangelista que seus olhos estavam "como que" fechados. Não diz que estavam fechados. Não diz que estavam propositadamente cerrados, como aconteceu com os fariseus que foram "cegos ao meio dia".

Foi então quando Cristo perguntou aos dois discípulos que conversas eram aquelas, o que tinha acontecido? Ao que um deles, de nome Cléofas, respondeu surpreso: "Só tu és forasteiro em Jerusalém, e não sabes o que ali tem se passado estes dias?”

De fato, só Cristo foi tido como estrangeiro em Jerusalém. "Ele veio para o que era seu e os seus não o receberam". E Ele foi morto fora da cidade, como o Cordeiro expiatório era morto fora do acampamento. E os dois disseram então que vinham conversando "sobre Jesus, Nazareno, que foi um varão profeta, poderoso em obras e em palavras diante de Deus e de todo o povo"...

Tiveram eles ainda a insensatez de expor a Jesus - a quem não haviam ainda reconhecido - sua decepção: "Nós esperávamos que ele fosse o que havia de resgatar Israel..." E é já o terceiro dia..."

Lembram então que, na verdade, algumas mulheres afirmaram ter visto um anjo que lhes dissera que o Senhor estava vivo, o que os espantara... E mesmo que alguns dos Apóstolos tinham ido ao sepulcro, encontrando-o vazio... Mas...

Ao ouvir estas palavras, Jesus exclamou, repreendendo-os como " néscios e tardos de coração". Néscios, por não compreender o que haviam dito os Profetas e se realizara em Cristo. Eles haviam lido, relido e meditado as Escrituras. Haviam presenciado o que as profecias anunciaram. Haviam escutado falar a Sabedoria. Tinham se maravilhado com as suas maravilhas e com os seus milagres. Tinham visto o Verbo feito carne, cheio de graça e de verdade, ressuscitando os mortos, fazendo os cegos verem e os mudos falarem, calando os fariseus e fazendo cessar os ventos, e custavam a compreender. Néscios, por não entender. Tardos de coração, por custar a aceitar. De que adiantara ler a Bíblia, se não a entendiam, nem quando viam sua realização?

Então o forasteiro lhes explicou como em Cristo se realizara tudo o que Moisés e os profetas haviam anunciado. E ouvindo suas palavras seus corações se abrasavam de amor e de entusiasmo. Mas ainda mantiveram os olhos "como que fechados".

Haviam já chegado perto de Emaús e o “Forasteiro”, que batera à porta de seus corações, prosseguiria seu caminho. Eles então o convidaram a cear com eles: Fica conosco. E Ele entrou e ceou com eles. Porque, mais tarde, Ele dirá aos fiéis, em sua Revelação: "Eis que estou à porta de teu coração e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e me abrir a porta, entrarei nele e cearei com ele e ele comigo." (Apoc. 3:20).

Eles foram gratos para com aquele que lhes inflamara o coração; exerceram amor para com um “Forasteiro” e seu amor fora premiado.

Quando o “Forasteiro” partiu o pão e deu a eles, seus olhos se abriram e reconheceram a Cristo. E Jesus desapareceu. Quando tinham os olhos como que fechados, eles não o viram. Quando abriram os olhos, não o viram mais.

Cheios de alegria e plenos de paz, os discípulos de Emaús voltaram às pressas a Jerusalém, onde encontraram os Apóstolos jubilosos dizendo que o Senhor estava vivo. Narraram então o que lhes sucedera, "e como o tinham reconhecido ao partir do pão".

Pois o melhor modo de reconhecer Jesus é ouvir sua Palavra e assistir o "partir do pão", como quem parte sua própria vida em nosso favor...

ORAÇÃO:

DEUS, Obrigado por Sua Preciosa companhia, Tu sempre estas conosco... Ensina-nos a ter a sensibilidade de poder Te perceber e de em todos os momentos de nossa vida lembrar das Promessas feitas a nós e então, confiarmos inteiramente em Ti... Em Nome de Jesus Cristo, Amém!

PENSAMENTO DO DIA:

O melhor modo de reconhecer Jesus é ouvir sua Palavra e assistir o "partir do pão", como quem parte sua própria vida em nosso favor...

domingo, 4 de abril de 2010

TEM MENSAGEM PRÁ VOCÊ

Domingo, 4 de abril de 2010

A ressurreição de Jesus - Domingo da Páscoa

Leitura do dia: Romanos 4.24 a 5.4

“Lembre de Jesus Cristo, que foi ressuscitado e que era descendente de Davi, de acordo com o evangelho que eu anuncio.” (2 Timóteo 2.8)

Aquela semana foi a mais trágica da história. Depois de ter entrado triunfalmente em Jerusalém, montado num jumentinho, Jesus viveu dias de angústia e de dor. Indo ao templo, teve que purificá-lo dos vendilhões, aos quais ele condenou com veemência acusando-os de estarem transformando o templo num covil de salteadores.

Ao mesmo tempo os principais dos sacerdotes, Anás e Caifás, seguidos por outros membros do supremo tribunal judeu, o Sinédrio, tentavam por todos os modos condenar Jesus à morte, acusando-o de muitas coisas que, no seu entender, desrespeitavam as tradições e as próprias leis dos judeus. Depois de reunir-se com seus discípulos no cenáculo, Jesus lavou-lhes os pés e reuniu-os em torno da mesa para a refeição pascal. Nela, ele revelou que estava sendo traído e anunciou, uma vez mais, a própria morte. Foram momentos de muita angústia não só para Jesus como para todos os discípulos. Finalmente, entregue por Judas, foi preso. O Sinédrio não tinha poderes para condenar Jesus à morte. Os romanos reservaram para si próprios a pena capital. Para conseguir o respaldo das autoridades romanas, Pilatos e Herodes, acusaram-no de querer ser o rei dos judeus.

Em idas e vindas ao Sinédrio, a Pilatos e a Herodes, o julgamento de Jesus acabou sendo resolvido pelo povo insuflado pelos sacerdotes. Bem que Pilatos estava tentando, talvez por inspiração de sua mulher Cláudia Prócula ou mesmo pelo temor de uma insurreição popular, isentar Jesus. Sua últimas saída acabou se tornando trágica, nada ocorrendo como planejara, isto é, ao tentar dar ao povo o poder de decidir, ele achava que Jesus seria preferido para ser libertado em lugar de Barrabás, um assassino. Pilatos não podia nem de longe imaginar o poder de convencimento dos sacerdotes nem compreender o ódio que eles sentiam por Jesus. O povo escolheu Barrabás para ser salvo e, como conseqüência, Jesus foi condenado à morte na cruz. Morto, foi sepultado num túmulo de propriedade de José de Armatéia.

Como prometera diversas vezes, ao terceiro dia ressuscitou. Na madrugada do primeiro dia da semana, mulheres piedosas que estavam sempre ao lado de Jesus puderam certificar-se, conforme os relatos dos quatro evangelistas, de que Jesus vencera a morte. Depois, ele se encontra com os seus discípulos e lhes dá as últimas recomendações.

O ponto crucial da cristologia tem sido discutido debaixo de suas conceituações: a humilhação e a exaltação de Cristo. A humilhação inclui, como nos diz o Credo dos Apóstolos, “padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado”. A cruz, para qualquer um, seria humilhação e abandono. Mas o que dá significado à humilhação é o fato de que esse homem, Jesus, é o filho de Deus, que não é outro senão Deus mesmo, que se humilha e se entrega a si mesmo nele.

Quando tudo é completado pela exaltação de Cristo no mistério da Páscoa, essa glorificação é certamente a glorificação do próprio Pai. É a sua honra que triunfa ali. Mas o verdadeiro mistério da Páscoa é que o homem é exaltado, colocado à mão direita de Deus para triunfar sobre o pecado e a morte.

Na crucificação, Deus toma sobre si aquilo que é merecido pelo homem. Se Deus não agisse assim, a criatura seria destruída pelo pecado. Deus não deseja isto para o homem. Ao contrário, Deus quer que o homem se salve. Só a entrega de Deus a si próprio é suficiente para salvar o homem. A reconciliação significa Deus tomando o lugar do homem.

Na morte de Jesus, Deus cumpriu a sua lei. Deus agiu como juiz em relação ao homem. No julgamento, o homem é condenado mas Deus se coloca em seu lugar. É o que fala Paulo: “ele foi entregue por nossas transgressões”.

Por isto, temos que ir além da sexta-feira santa. Não somos mais considerados por Deus como pecadores que precisam passar pelo julgamento de suas culpas. Nada mais temos a pagar. Somos libertados pela graça, pelo fato de Deus se ter colocado no banco dos réus por nós e sofrido o castigo.. Como diz Paulo em Colossenses 1.22, agora que fomos reconciliados no corpo de sua carne, mediante a sua morte, podemos nos apresentar perante Ele como santos, inculpáveis e irrepreensíveis.

Ao terceiro dia ressurgiu dos mortos. Esta é a mensagem da Páscoa. Ela assegura que não foi em vão que Deus humilhou-se a si mesmo em seu filho. Fazendo isto, ele pode retornar a sua própria honra e confirmar a sua própria glória. Por sua misericórdia, triunfou sobre a sua humilhação e é exaltado e apontado como aquele que se tornou livre na morte de Cristo.

Esta é a mensagem da Páscoa, o fim do processo de reconciliação do homem com Deus, ou seja, a redenção do homem. O homem é agora uma criatura redimida. Está livre de tudo aquilo que tinha domínio sobre ele, como a maldição e a morte. Ele passa a fazer parte do Reino de Deus. O homem não é mais seriamente olhado por Deus como um pecador. Ele agora é um homem justificado. Isto é mais do que ser simplesmente perdoado. Como nos diz o antigo hino, “Tu não somente perdoas, purificas também ó Jesus”.

O homem está em Cristo Jesus, que morreu por ele e, em virtude de sua ressurreição, pode viver para a glória de Deus. Nesse terceiro dia, começa uma nova vida para Jesus, uma nova vida para o homem, uma nova era para a humanidade. O velho mundo foi completamente banido e exterminado na morte de Jesus. Na Páscoa, fica claro que a vitória de Deus em favor do homem já foi ganha. A Páscoa é a grande promessa de nossa esperança. Mas simultaneamente esse futuro já está presente na mensagem da Páscoa. É a proclamação de uma vitória já alcançada. A guerra acabou, embora alguns, que não souberam da notícia, ainda lutem aqui e ali. A partida está ganha embora o jogador oposto ainda faça alguns movimentos.

A ressurreição de Jesus revela e completa essa proclamação de vitória. É por isto que Paulo exorta a Timóteo: “Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos” (2 Tm 2.8). Na ressurreição de Cristo já teve início a nossa própria ressurreição. Ela já foi antecipada, anunciada, garantida. Tudo o que os cristãos que nos trouxeram até aqui viveram, creram, amaram e sofreram jorrou dessa única fonte, a ressurreição de Cristo. Toda a vida cristã é faísca desse fogo, é reflexo do túmulo vazio.

A vida só é vida mesmo na medida em que cremos na ressurreição. A vida sem ressurreição não é nada. “Se Jesus não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1 Co 15.14), já dizia o apóstolo Paulo. A ressurreição de Cristo é a glória para nós. É a resposta às nossas perguntas. Quem foi condenado, crucificado, morto e sepultado na sexta-feira santa?

Não só Jesus, mas com ele e em sua pessoa, todos nós. Nós fomos aniquilados naquela cruz. E por isto, na Páscoa, ressuscitamos todos nós. Depois de tudo arrasado, começou tudo de novo para nós. Tudo. Mas de maneira inteiramente nova. Com esse pobre material que nós somos, Deus faz tudo novo.

Mas o que Deus exige desse material ressuscitado? Deus quer que esqueçamos o medo, as preocupações e a fome pelo poder e pelo renome, porque tudo isto já foi crucificado, morto e sepultado. Deus quer que aceitemos a alegria e a paz que nos foram presenteadas por ocasião da Páscoa. Ele quer que trilhemos o seu caminho pois todos os outros são verdadeiros becos sem saída.

A pequena frase da carta a Timóteo diz: lembra-te! Mantém na lembrança, na agenda, no caderninho de notas, pense nisto, não se esqueça. Podemos nos esquecer de muita coisa nesta vida mas não podemos nos esquecer do Cristo ressuscitado. Todos os erros, equívocos, maldades, parcialidades, medos, agitações com que nos torturamos e com os quais amarguramos a vida dos outros tem sido por que não nos lembramos de que Ele ressuscitou.

É claro que um dia vamos morrer. Porém, mais do que isto, nós já podemos viver. Nós e todo o mundo. Por isto a humanidade tem todo direito de alimentar sua esperança. Deus nos deu esse direito. Na Páscoa.

ORAÇÃO:

DEUS, Obrigado pela Tua Vitória sobre a morte! Que possamos entender e viver os dias de nossa vida proclamando com compromisso e testemunho a mensagem de Jesus, Glorificado e Ressurreto! Em Nome de Jesus Cristo, Amém!

PENSAMENTO DO DIA:

“Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos” (2 Tm 2.8).