Seja Bem Vindo!

Que DEUS no exercício de Sua Infinita misericórdia possa falar ao seu coração de maneira
especial através das mensagens que você lerá neste espaço.

Meu desejo é que você seja ricamente abençoado com Palavras de Alegria,
Unção, Poder, Incentivo e Fé...

Que haja sempre a Presença de DEUS em sua vida!!!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

DONS E MINISTÉRIOS O MOVIMENTO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS
Introdução:
Estava participando de um saudável bate-papo no CEFORTE, é um seminarista me perguntou:
- Pr. Renato, Dons e Ministérios é um programa?
A princípio me senti tentado a dizer que sim, um projeto, quem sabe...
Mas, por uma fração de segundos, respondi que não, é muito mais do que isso, é um movimento. Um movimento conduzido pelo Espírito Santo, cujas bases encontramos na Palavra de Deus.
Depois deste diálogo, comecei a pensar e gostaria de chama-lo a esta reflexão.
E digo mais, este movimento deveria representar o caráter ministerial de TODA A IGREJA, onde todo(as), pastores e irmãos leigos(as), participariam do ministério total da Igreja.
Percebo claramente que Dons e Ministérios tem uma visão edificadora, evangelizadora, fortalecedora e principalmente missionária. Até porque o movimento acontece em função da Missão, pois somos uma Igreja, comprometida com uma Visão Missionária, comprometidos com uma “Obra Santa do Espírito...”
Precisamos ter esta consciência de que não surgimos e nem vivemos para nós mesmos. Nosso ministério não deve estar voltado para nosso ego, mas para as pessoas... E é à luz do "Ministério de Jesus Cristo" que devemos desenvolver a nossa vida ministerial.
Estamos vivendo um tempo de preparar esta poderosa ferramenta, para desencadear um processo de implantação e desenvolvimento desta nova “configuração”, desta nova maneira de ser e viver Igreja...
O Grande desafio é sair de uma "igreja de cargos e poderes" para uma "igreja de ministérios"
Gostaria de confrontá-lo a pensar e a conviver com a realidade de uma "Igreja Pluralista" com a vivência de uma "Igreja em Unidade" - fundamental para a caminhada dos Dons e Ministérios...
Quero afirmar que Dons e Ministérios apresenta um "sopro" do Espírito junto ao nosso povo wesleyano. É uma nova dinâmica para a vida do cristão e da Igreja.
Quanto mais estudo e leio sobre este assunto, mais me convenço que este despertamento é a possibilidade de uma renovação de fé e de compromisso a uma vida de dedicação consciente e comprometida com DEUS e com a implantação de seu Reino, e isso, através dos Dons e Ministérios.
O Senhor Jesus, através do Espírito Santo, tem concedido a cada um de nós e à Sua Igreja Dons que objetivam o exercício de um Ministério. Os "dons" são conferidos segundo o propósito de Deus, a realidade e as necessidades das pessoas, comunidade da fé e do mundo. Existem como expressão de serviço ministrado em nome de Cristo e no poder do Espírito Santo.
No Brasil, hoje, vivemos em um tempo onde pessoas buscam dons e poderes para satisfazerem seus próprios egos e parece que esta “pregação” ganha espaços e audiência que alcançam a muitos nos dias de hoje. Perfeitamente possível perceber que a vida de hoje é um convite para buscar autoridade, poder, nome, posição, destaque e dons. E em grande parte, com o objetivo de "auto-realização", "vanglória" e "engrandecimento pessoal".
Nosso entendimento para implantação de Dons e Ministérios é bem diferente... Para nós, "dons" significam "serviço". O centro da vida cristã é Cristo. Tudo na expressão da vida cristã deve visar à glória, ao louvor, ao Senhorio e à continuidade da Missão de Cristo em SERVIR as pessoas e o mundo. Tudo quanto recebemos de Deus não deve ser motivo de orgulho, mas de louvor ao Senhor e Serviço ao Seu nome e ao próximo.
Os dons devem visar à "edificação", ao "equipamento", ao "aperfeiçoamento" dos cristãos e de todo, o Corpo de Cristo, objetivando o serviço de Cristo e a "Edificação do Seu Corpo" no mundo.
O Espírito Santo confere dons às pessoas e à Igreja visando não a nossa glória, o nosso orgulho ou a nossa ação de dominação... mas o "exercício do ministério".

Rev. Renato Alves Neves

Coordenador Nacional de Dons e Ministério