Seja Bem Vindo!

Que DEUS no exercício de Sua Infinita misericórdia possa falar ao seu coração de maneira
especial através das mensagens que você lerá neste espaço.

Meu desejo é que você seja ricamente abençoado com Palavras de Alegria,
Unção, Poder, Incentivo e Fé...

Que haja sempre a Presença de DEUS em sua vida!!!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


"Corro, Como Quem Tem Alvo..."
Texto: 1 Co 9.23-27
É importante na vida nós traçamos metas, colocarmos objetivos a alcançar. Seja em qualquer área, na vida pessoal, familiar ou profissional, é importante fazer planejamentos.
Quando assim procedemos, pontuamos a direção e isso possibilita com que nos concentremos naquilo que realmente queremos. Podemos dizer que são as nossas metas que nos impulsionam e nos fazem levantar a cada manhã.
Objetivo alcançado gera alegria, satisfação, realização. Como é bom sentir que alcançamos um objetivo. É um sentimento de grande prazer, um sentimento de missão cumprida.
Agora, pensando em nossa Igreja, quais são as nossas metas como pessoas cristãs wesleyanas?
Como cristãos podemos e devemos pensar também em metas que vão além das necessidades pessoais e materiais. Por exemplo: Viver mais o Evangelho de Jesus Cristo; ser uma pessoa melhor, (Deus, Família e Comunidade) participar ainda mais da vida comunitária, das atividades nos grupos, por exemplo: As atividades e desafios de nossa Igreja...
Interessante que o apóstolo Paulo usa neste texto um vocabulário esportivo que nos ajuda a entender melhor a mensagem.
Isso nos faz pensar nas Olimpíadas, na tradicional corrida de São Silvestre que acontece todos os anos aqui no Brasil; ou então no futebol, os Estaduais ou o Campeonato Brasileiro. Assim como nos dias de hoje, também na época do apóstolo Paulo as competições esportivas tinham o seu espaço, especialmente as competições atléticas. Corinto, por ser cidade portuária, comercial e centro de diversões, oferecia um bom espaço para acolher atletas e espectadores.
A linguagem esportiva nos transmite alguns ensinamentos relativos à vida cristã. O nosso texto enfatiza a necessidade de correr para alcançar o prêmio. Numa competição atlética todos os competidores suam a camisa, se esforçam ao máximo, se sacrificam, batalham para alcançar a linha de chegada, a vitória. O apostolo Paulo diz: também vocês cristãos "corram de tal maneira que ganhem o prêmio". Que prêmio é este? 
A mensagem é que o cristão precisa se disciplinar, se empenhar para ganhar a coroa que é incorruptível, ou seja, que dura para sempre. Que coroa é esta? É a Vida Eterna.
O apóstolo Paulo se esforça se dedica para alcançar a vitória que é eterna. Ele diz que se sente como um corredor. Sua meta é bem clara e definida. Ele corre e luta com o objetivo de receber o prêmio, a Vida Eterna.
A verdade é que o cristão muitas vezes, precisa abrir mão da sua vontade, dos seus próprios interesses para servir a uma causa que é muito maior. Sua missão é anunciar o Evangelho com paixão.
Queridos Irmãos, agora podemos voltar à pergunta inicial: Quais são as nossas metas enquanto cristãos? Ou ainda, quais são as nossas metas como Wesleyanos? O que temos feito para alcançá-las? Temos nos ocupado e buscado a coroa da Vida Eterna ou temos nos ocupado unicamente com a realização de metas pessoais, profissionais e materiais?
A vida cristã não se resume a oração e contemplação. É mais do que isso. A vida de comunidade e grupos também não se resume simplesmente a reuniões aqui na Igreja. É muito mais do que isso.
Seguindo o legado deixado por John Wesley, temos a necessidade de expressar nossa fé. E a fé nos coloca em ação, em movimento e requer de nós disciplina, treinamento, perseverança, determinação.
A “corrida” do cristão inicia com o Batismo. Contudo, ser Batizado não garante o prêmio a vida eterna. Jesus Cristo diz: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.16). É preciso prosseguir durante toda a vida, em direção ao alvo, à meta que é receber a coroa da vida eterna.
Sabemos que a salvação não precisa ser conquistada. Deus nos salva por graça e fé em Jesus Cristo. Contudo, Deus mesmo nos coloca em movimento como uma conseqüência muito natural da fé. Lutero explicou isso da seguinte forma: “uma árvore boa naturalmente produz bons frutos. Um bom cristão consequentemente produz boas obras”. A vida eterna é resultado de uma ação que começa e se conclui em Jesus cristo (Ap 21.6).
A vida da pessoa cristã nunca está pronta. Sempre há mais alguma coisa que queremos aprender, realizar e alcançar. A vida cristã se fortalece na comunhão; se manifesta no testemunho, que impulsiona para o serviço em constante agradecimento. Quem foi transformado pelo poder do Evangelho de Cristo, precisa continuar como um atleta em busca da meta final, a coroa da vida eterna.
Que assim prossigamos na corrida da fé, cheios de alegria e disposição.
Sejamos pessoas cristãs alegres, dispostas, ativas...
Que a paz de Deus que vai além da nossa compreensão humana, guarde os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus. Amém