Seja Bem Vindo!

Que DEUS no exercício de Sua Infinita misericórdia possa falar ao seu coração de maneira
especial através das mensagens que você lerá neste espaço.

Meu desejo é que você seja ricamente abençoado com Palavras de Alegria,
Unção, Poder, Incentivo e Fé...

Que haja sempre a Presença de DEUS em sua vida!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

TEOLOGIA RELEVANTE.
(Pr. Renato Alves Neves)

Lendo, estudando e escrevendo sobre a obra teológica de Jacobus Arminius, percebi em uma de suas teses expostas, uma característica que possivelmente contribui de maneira significativa como exemplo de praxis teológica, somada a atitude de uma fé que de fato faz diferença.

Isso depois que fiz uma série em minha Igreja, com oito terças-feiras, pregando e ensinando sobre o assunto, “Gloria de DEUS”. Encontrei nos ensimanentos de Arminius após apresentar sobre seu pessoal entendimento a respeito da glória de Deus, o teólogo holandês, findando sua argumentação, o seguinte convite aos que se deparam com a sua argumentação:
“(...)Mas, cessando de qualquer *discussão mais prolixa desse assunto, deixemo-nos com ardentes orações suplicantes, rogando ao Deus de Glória, que, uma vez que Ele nos formou para a sua glória, Ele nos faça, ainda mais e mais, instrumentos de demonstrar sua Glória entre os homens, por Cristo Jesus, nosso Senhor, o esplendor da sua glória, e a expressa a imagem de sua Pessoa.” (1)
.
Encontro aqui uma importante lição para todos que amam analisar sob perspectiva do pensamento teológico.
.
Vivemos dias onde torna-se quase que impossível encontrar sábios que conseguem unir teoria e prática. Refiro-me ao conhecimento especulativo.
Fica nítido que no estudo teológico essa deficiência é também perfeitamente percebida.
Lemos e relemos, ouvimos e pregamos, aprendemos e ensinamos, sobre Deus, teoriza-se sobre o Altíssimo, sobre conceitos ligados a fé, porém...

Se me permite a observação, geralmente, na prática, a “pessoa jurídica” teológica pouco produz. Nem sempre, ou quase nunca, o maior aprofundamento teórico sobre as coisas de Deus, produz, naquele que teoriza -, tremor e temor.

Com muito respeito, das idéias apreendidas no estudo teológico, pouquíssimas exposições são levadas em consideração, levando aquele que conjectura, refletir sobre as implicações que aquelas idéias absorvidas lhe exigirão.
.
Mas...
Encontro em Jacobus Arminius um comportamento, uma atitude totalmente diferente de muitos teólogos academicistas, a atitude de Jacobus Arminius.

Quando me aprofundava na preparação das OITO SEMANAS BUSCANDO A GLÓRIA DE DEUS, comecei a ler o que o teológo, também conhecido por James Arminius ou Tiago Arminius, levava o assunto de maneira objetiva e muito séria, assumindo a necessidade permanente de buscar incessantemente a Presença de DEUS, para de fato, experimentar Sua Glória.

Com esse caráter, percebi claramente que, o teólogo holandês nos ensina uma preciosa lição:
“O Estudo Teológico jamais pode ser um fim em si mesmo, pelo contrário, deve levar aquele que estuda a uma viva reflexão, com a finalidade de, em conexão com as ideias absorvidas, engendrar ação. Assim como a fé sem obras é morta, teoria, ou, teologia sem reflexão, sem motivação, sem ação, sem reação prática não tem nenhum valor real, a não ser, amontoar e apresentar informações irrelevantes para as pessoas, que por sua vez, buscam respostas relevantes para questões pertinentes – sobre Deus, as Escrituras, a fé e suas implicações.”

Teologia Relevante é aquela que faz o teórico, o estudante, o professor, o clérigo, ou qualquer pessoa que de suas teorias se apropria, entender a necessidade urgente de nos posicionarmos diante desta sociedade que estamos inseridos, em consonância com as ideias dela apreendidas, ou, que provoque aquele ou aquela que se dela se aproxima, a uma tomada de posição, a uma atitude coerente em relação as coisas que, através do estudo teológico são lhes apresentadas.
Existem muitas filosofias que trazem uma influência não muito saudável, onde o homem é apequinado e, há casos, desqualificado. Determinadas filosofias que convidam o homem a se confrontar com a totalidade do real que ele nada sabe...

Por outro lado, percebo na teologia de Arminius que se o homem, criado a imagem e semelhança de DEUS, se colocar na posição de humildade, pois, diante da grandeza de Deus, tão precariamente estudado e teorizado pelo limitado e falível estudo teológico, ele nada é em si mesmo; porém este homem é convidado pelo Espírito Santo de DEUS a experimentar a Presença Gloriosa do Próprio DEUS e resgatar a sua vocação originária de glorificar a Deus.

Se nada somos, devemos, juntamente, ou a exemplo de Jacobus Arminius, “com ardentes corações suplicantes” rogar “ao Deus de Glória, que, uma vez que Ele nos formou para a sua glória, Ele nos faça, ainda mais e mais, instrumentos de demonstrar sua Glória entre os homens, por Cristo Jesus, nosso Senhor, o esplendor da sua glória, e a expressa a imagem de sua Pessoa.” (2)

Busquemos e não nos cansemos de buscar a Glória de DEUS para nossas vidas, famílias e ministérios...

Que DEUS nos Abençoe...

Pr. Renato Alves Neves

* “discussão mais prolixa desse assunto.” - Quando Jacobus Arminius pronunciou essa assertiva estava a dissertar teologicamente sobre a glória de Deus


* Lailson Castanha http://teologiaarminiana.blogspot.com/


* Ruthie Córdova ENTENDIMENTO ARMINIANO-WESLEYANO DE SANTIDADE NA VIDA CRISTÃ.